sexta-feira, 21 de maio de 2010

9º Congresso da Juventude Comunista Portuguesa

Este fim-de-semana estarei sem net por ir ao grandioso 9º Congresso da Juventude Comunista Portuguesa.

Podem assisti-lo em directo, aqui.

A Nona Arte volta a atacar


segunda-feira, 17 de maio de 2010

A banda sonora da crise

A preparação do 9º Congresso da JCP retira-me boa parte do tempo para escrever algo mais substancial no blogue, mas apesar de tudo deixo-vos uma música cujo refrão não poderia explicar melhor o espírito do tempo. A "insustentabilidade" do Estado Social proferida por Vítor Bento, o pontapé de Sócrates no Estado Social juntamente com o seu novo parceiro da cavalgada neoliberal, Passos Coelho, que até pede desculpa depois de enterrar os trabalhadores em políticas anti-populares. O saque da Europa do Sul com o apoio explícito de Merkel e Obama fazem-me crer que estamos a caminho do inferno...



A não ser que tu digas não!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Essa coisa da Soberania

Muito se tem repetido a lenga-lenga de que as crises são uma oportunidade e quem não perdeu nenhuma foram os senhores da União Europeia.

A sociedade europeia está a atingir pontos altos de tensão, para além do contra-ataque popular na Grécia, os reformados na Roménia quase entravam pelo Palácio presidencial dentro devido às medidas "anti-crise" postas em curso pelo governo de centro-direita de Basescu. Em Portugal está em marcha a preparação de uma manifestação da CGTP a 29 de Maio e em Espanha, a central sindical Comisiones Obreras não parece estar com paciência para fazer fretes ao «xuxialista» Zapatero e convoca a «mobilização geral» contra os cortes orçamentais.

De modo a assegurar que a terceira-mundização da Europa corre como previsto, sem precalços políticos que levem forças populares ao poder e revoguem a cartilha neoliberal da Eurocracia e da Burguesia, a Comissão Europeia está a tratar de retirar o último pedaço de soberania político-económica dos Estados-Membros, a política orçamental.

Esta medida pretende submeter os destinos e decisões de cada país aos «objectivos europeus», permitindo que os Ministros das Finanças da Zona Euro chumbem qualquer orçamento nacional que não lhes agrade. Isto sempre a partir da nebulosa zona político-ideológica da UE, que parece desligada de tudo, ainda que tudo controlando, e não merecendo a atenção dos povos.

Nos termos do Tratado de Lisboa, um chumbo de um orçamento não precisaria da aprovação por unanimidade do Conselho de Ministros de Finanças, podendo passar com maioria qualificada. Pretende-se «uma coordenação prévia a nível da UE quando prepararem os seus programas de estabilidade nacionais (PEC), incluindo os seus programas de reforma e planos orçamentais».

Para quem não obedecer à voz da eurocracia pode perder os fundos comunitários, caso os receba.

O próprio jornal online, Económico, admite que esta medida é um passo de gigante para o governo económico europeu. Agora que já não há soberania monetária, também deixa de haver soberania orçamental.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Fugazes momentos da História

A vitória sobre o nazi-fascismo também se comemorou em Portugal. Apesar de se ter vivido sob o jugo do fascismo na altura em que a bandeira comunista era erguida sob o Reichstag, o povo português encontrou uma maneira de fazer valer o papel essencial do Exército Vermelho e da URSS na Vitória através da presença de bandeiras do Benfica com a sua vibrante rubridão.

O Benfica já tinha sofrido a acção censora do regime ao vedar a imprensa que apelidassem os seus jogadores ou adeptos de "vermelhos", recorrendo ao termo "encarnados". Outra acção do regime foi o silenciamento do antigo hino do clube, «Avante p'lo Benfica».

Congresso da JCP - 22 e 23 de Maio


A Juventude Comunista Portuguesa realiza nos próximos dias 22 e 23 de Maio o seu 9º Congresso, em Lisboa. Estás, desde já, convidado a participar! Põe na tua agenda.Trata-se de um momento alto na vida da JCP em que milhares de camaradas se envolvem na construção da nossa opinião colectiva, através da discussão do Projecto de Resolução Política, e na afirmação do nosso ideal e projecto de sociedade, através da distribuição de propaganda, da colagem de cartazes, da pintura de murais e também através da realização de inúmeras iniciativas como debates, concertos, convívios, jantares...

No âmbito do Congresso também se vai organizar um concurso literário e de música.

Aqui podem consultar o Projecto de Resolução Política com as teses a serem discutidas e aprovadas no Congresso.

Agora, David, só falta ver o outro vermelho


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Quando os trabalhadores se dignificam na luta, a Solidariedade é a Lei Máxima


Trabalhadores asiáticos imigrados na Grécia a protestar nas manifestações populares com o seu sindicato de classe, a Força Militante dos Trabalhadores Gregos (PAME).

O Zé Pagante em Wall Street

À medida que a Moody's vai ameaçando que a notificação da dívida portuguesa pode baixar, surgem os pavores e medos dos "Mercados", esses deuses nebulosos sem cara e escondidos por detrás do nevoeiro da "economia".

Tais medos e pavores em Portugal estão a provocar pulos de alegria nos "States", com o investimento crescente nos títulos de dívida estado-unidense. «A Wall Street vê a dívida dos EUA como um investimento atractivo à luz da instabilidade económica noutros países».

Boa! Não basta termos de aturar o PEC do Sócrates, o neoliberalismo da UE, também temos de encher os bolsos rotos da finança falida dos EUA.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Dignidade começa Aqui: Homenagem ao KKE


A Grécia é o país que a burguesia internacional escolheu para atacar a Europa em nome da burguesia euro-americana e do refinanciamento do dólar, moeda caduca que já sacrificou a América Latina e África no Choque de Volcker nos anos 80 e a Ásia na crise asiática de finais dos anos 90.

Agora é a altura dos trabalhadores europeus serem sacrificados para a salvação de umas poucas economias capitalistas ocidentais, viciadas na produção industrial deslocalizada, trabalhadores precários, sector dos serviços e finança especulativa.

A situação social na Grécia intensifica-se e os Papandreous e Karamanlis da política helénica vêm que já não existem possibilidades de estenderem as suas dinastias no futuro. Os trabalhadores gregos começam a consciencializar-se da podridão moral e ética dos comissários políticos da burguesia.

O Partido Comunista Grego (KKE) e o sindicato de classe grego (PAME) não cessa a luta e junta nas suas fileiras trabalhadores nacionais, imigrantes, jovens e velhos e até estudantes, desempregados e reformados. Os próprios sindicatos afectos ao PASOK (no poder) começam a deixar de proteger as costas a Papandreous e a participar na contestação ao plano de austeridade orquestrado pelo governo grego, a UE e o FMI.

Uma forma subtil de racismo começa a formar-se no discurso dos políticos dos media. Que os PIGS (Portugal, Itália, Grécia e Espanha) estão em crise porque os seus trabalhadores são preguiçosos e pouco produtivos, quando os dados mostram que os trabalhadores gregos, portugueses e espanhóis são os que mais horas laboram por ano.

O Presidente grego, Caroulos Papoulias, afirmou que o país está à beira do abismo. Errado. A Grécia que está à beira do abismo é aquela em que os capitalistas rapinam a riqueza criada pelos trabalhadores para a esbanjarem em jogos especulativos nas bolsas de valores, enquanto os políticos pedem «austeridade» a quem menos tem, deixando os ricos impunes.
Os trabalhadores gregos estão a dar uma lição de Dignidade aos povos europeus e o KKE não desiste enquanto todo o PEC grego e intromissão do FMI for erradicada.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Uma simples mas valorosa conquista de Abril

Segundo um estudo da organização Save the Children, Portugal é um melhor país para uma mulher ser mãe do que os Estados Unidos. No que toca a ser-se criança em Portugal, ocupamos a oitava posição.

Cuba é o melhor país para a Maternidade entre os países em desenvolvimento.

Na análise da situação das mães nos diferentes países foi tido em conta dez factores ligados à saúde, economia, educação, política e bem-estar básico dos filhos.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Mundo conheceu um Grande Primeiro de Maio

O Primeiro de Maio é uma data cheia de significado para a classe trabalhadora e imbuída de espírito revolucionário. Comemorá-lo é participar na edificação da Sociedade nova, Socialista e Justa. Contudo, este Primeiro de Maio foi pródigo em acções políticas consequentes na marcha para esse novo mundo mais justo.


Em Macau, território autónomo onde o poder executivo do sistema político não é exercido pelo Partido Comunista Chinês, os trabalhadores exigiram os seus direitos enquanto marchavam com bandeiras da República Popular, as forças da autoridade regional atacaram os manifestantes.


Na Colômbia, os trabalhadores protestaram contra a ditadura uribista que já assassinou mais de 2000 sindicalistas. Em Bogotá, a repressão uribista causou 16 feridos e 219 detenções. Em Cali, agrediram-se jornalistas e também houve confrontos em Medellí e Bucaramanga.



Nas Honduras, a Frente Nacional de Resistência Popular convocou com os sindicatos uma grande manifestação de massas contra o governo marioneta e assassino de Porfírio Lobo, exigindo uma nova Constituinte e a tomada do poder pelo povo.


No El Salvador, os trabalhadores saíram à rua para reclamar o projecto de Socialismo que a Frente Farabundo Martí prometeu e que o seu líder Maurício Funes está a trair com a social-democracia e uma posição pró-imperialista.


No Nepal, onde os comunistas liderados por Prachanda derrubaram uma monarquia, começou um greve geral em todas as cidades deste país asiático para derrubar o governo, exigir uma Constituição democrática e proclamar a República Popular Federal do Nepal.


Na Rússia, numa manifestação do Primeiro de Maio convocada pelo Partido Comunista da Federação Russa, o seu secretário geral, o Camarada Zyuganov informou que em 2009 inscreveram-se 13 mil novos militantes e durante este ano já se registaram mais 6 mil militantes.


Nas Canárias, num grande exemplo de unidade, o Partido Comunista das Canárias, o Partido Comunista do Povo Canário e o Partido Revolucionário dos Comunistas Canários marcharam juntos contra o Capitalismo e pelo Socialismo.


Na Moldávia, o Partido Comunista Moldavo saiu à rua numa grande acção de massas em protesto contra o governo pró-Nato e pró-capitalista.


Assim, quando os trabalhadores ripostam as ofensivas de que são alvo pode-se dizer: Há Esperança!

- informações retiradas do Civilizacion Socialista.

"O teu sorriso é a minha primavera"

domingo, 2 de maio de 2010

Porque o fazemos

Este fim-de-semana foi especialmente ocupado a fazer acções que respeitam o futuro da classe trabalhadora e a edificação da sociedade mais justa, fraterna e solidária. A participação na manifestação dos trabalhadores do 1º de Maio levou as reivindicações dos assalariados do distrito às ruas e avenidas de Leiria. Hoje, realizou-se na Nazaré uma recolha de assinaturas e distribuição de panfletos no âmbito da campanha «Paz Sim, Nato Não».

Porque é que um comunista dedica tempo da sua vida a acções que beneficiam a classe, em vez de a si mesmo. A resposta é Orgulho de Classe!