quarta-feira, 4 de março de 2009


«Se quer uma visão do futuro, imagine um carimbo na cara de cada pessoa - Para sempre.»
-George Orwell


O futuro chega à velocidade frenética de um TGV, ou melhor...de uma navegação pela net.

Na Finlândia, um dos tais paraísos de liberdade e justiça social que os Media tanto gostam de elogiar, acabou de aprovar a Lei Nokia.

Esta lei, com o nome da maior fabricante de telemóveis do mundo, permite que as empresas e instituições públicas tenham acesso à conta de e-mail dos seus empregados e a possibilidade de ver o destinatário, o remetente, o formato e o tamanho dos anexos e a hora de envio dos mails enviados.

A lei Nokia, assim chamada porque esta multinacional desde 2005 tem exercido um lóbi sobre o governo para aprovar a espionagem sem quartel aos seus trabalhadores, é um passo a mais para a perda de privacidade, neste caso, a privacidade electrónica.

Já há algum tempo na Suécia foi aprovada a permissão aos serviços secretos da espionagem de chamadas, correios electrónicos e faxes para o estrangeiro sem ordem judicial. Uma medida secundada pelo pretexto da luta contra o terrorismo.

E é assim, passo a passo, que se vai perdendo a liberdade, enquanto esta é embandeirada em arco por quem no-la retira.

1 comentário:

Op! disse...

Isto mostra o que é neoliberalismo: agora as leis já não se contentam em "deixar funcionar o mercado", em deixar as empresas gerir o tempo dos empregados, já não basta a mobilidade especial e os contratos a termo indefinido; agora também têm acesso à nossa vida pessoal... com que fim? Identificar sindicalistas e trabalhadores de espírito critico ou consciência de classe para acabar com tudo o mais depressa possível! Há duvidas?

Mais: quanto tempo resta até que esta medida seja aplicada em Portugal? Será isto parte do próximo "Novo Código do Trabalho"? Assistiremos ao cumulo de ver alterada a Constituição da Republica Portuguesa para que tais medidas sejam legalmente possíveis?

Ultimo ponto: A Finlândia não assinou a Carta da Declaração dos Direitos Humanos?