terça-feira, 9 de dezembro de 2008


Notícias chegam da Grécia de revoltas populares e da própria América de acções do povo e dos trabalhadores para restabelecerem algumas das injustiças perpetradas pelo capitalismo e seus principais agentes.

Quando o capitalismo recorre à barbárie mais ominosa, o povo e os trabalhadores respondem, porém, quem manda na economia, na política, na comunicação social e nas autoridades policiais e militares acredita que a classe trabalhadora e o povo está bem é calado, amordaçado e ajoelhado perante os interesses capitalistas.

Estes episódios e outros não passam senão de fenómenos esporádicos, de gentes e massas demasiado desesperadas para não actuar, para não recorrer aos extremismos, porque foram postas em baixo demasiado tempo, mas não creio ser o suficiente para acabar com o capitalismo ou sequer dar sinais disso, por enquanto.

A História dará razão aos revolucionários e mais época menos época, os livros de História dirão que o Capitalismo foi um erro histórico. Mas até lá, que se louve quem luta em tempos de covardia, ignorância e apatia em massa.

Sem comentários: