segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Mundo conheceu um Grande Primeiro de Maio

O Primeiro de Maio é uma data cheia de significado para a classe trabalhadora e imbuída de espírito revolucionário. Comemorá-lo é participar na edificação da Sociedade nova, Socialista e Justa. Contudo, este Primeiro de Maio foi pródigo em acções políticas consequentes na marcha para esse novo mundo mais justo.


Em Macau, território autónomo onde o poder executivo do sistema político não é exercido pelo Partido Comunista Chinês, os trabalhadores exigiram os seus direitos enquanto marchavam com bandeiras da República Popular, as forças da autoridade regional atacaram os manifestantes.


Na Colômbia, os trabalhadores protestaram contra a ditadura uribista que já assassinou mais de 2000 sindicalistas. Em Bogotá, a repressão uribista causou 16 feridos e 219 detenções. Em Cali, agrediram-se jornalistas e também houve confrontos em Medellí e Bucaramanga.



Nas Honduras, a Frente Nacional de Resistência Popular convocou com os sindicatos uma grande manifestação de massas contra o governo marioneta e assassino de Porfírio Lobo, exigindo uma nova Constituinte e a tomada do poder pelo povo.


No El Salvador, os trabalhadores saíram à rua para reclamar o projecto de Socialismo que a Frente Farabundo Martí prometeu e que o seu líder Maurício Funes está a trair com a social-democracia e uma posição pró-imperialista.


No Nepal, onde os comunistas liderados por Prachanda derrubaram uma monarquia, começou um greve geral em todas as cidades deste país asiático para derrubar o governo, exigir uma Constituição democrática e proclamar a República Popular Federal do Nepal.


Na Rússia, numa manifestação do Primeiro de Maio convocada pelo Partido Comunista da Federação Russa, o seu secretário geral, o Camarada Zyuganov informou que em 2009 inscreveram-se 13 mil novos militantes e durante este ano já se registaram mais 6 mil militantes.


Nas Canárias, num grande exemplo de unidade, o Partido Comunista das Canárias, o Partido Comunista do Povo Canário e o Partido Revolucionário dos Comunistas Canários marcharam juntos contra o Capitalismo e pelo Socialismo.


Na Moldávia, o Partido Comunista Moldavo saiu à rua numa grande acção de massas em protesto contra o governo pró-Nato e pró-capitalista.


Assim, quando os trabalhadores ripostam as ofensivas de que são alvo pode-se dizer: Há Esperança!

- informações retiradas do Civilizacion Socialista.

1 comentário:

svasconcelos disse...

Bom trabalho, este post.
bjs,