domingo, 20 de junho de 2010

Comunismo (3)


No dia 5 de Junho, seis dias depois do ataque israelita à "flotilha da liberdade" (31 de Maio), realizou-se uma manifestação em Tel Aviv com a participação de 15 mil pessoas.

15 mil judeus e árabes de Israel marcharam pela paz, contra o bloqueio de Gaza e protestanto o ataque ilegal e assassino a uma embarcação que trazia ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

Convocada e liderada pelo Partido Comunista de Israel, as juventudes comunistas (Banki-Shabiba) e a Frente Hadash, o assassínio de 19 activistas por Palestina levaram organizações de cariz progressista a juntar-se à marcha como o partido Meretz e os movimentos Paz Agora (Shalom Ajshav), Gush Shalom, Iesh Gvul, Médicos pelos Direitos Humanos, Combatentes pela Paz e outros.

As palavras de ordem da manifestação pediam «Dois Estados para Dois Povos», «Sanções contra Israel», apelavam aos povos palestiniano e israelita que «Devemos apressar-nos para a Paz» e denunciavam que «O Governo está-nos a afundar a Todos».

Num país agressor e ocupante de um território que pertence a um povo martirizado, onde as franjas ultra-ortodoxas radicalizam ainda mais a barbárie sionista de sucessivos governos que a "comunidade internacional" teima em deixar impune; a acção dos comunistas israelitas, juntando esforços com os progressistas e congregando judeus e árabes é mais uma prova da legitimidade das forças políticas comunistas em todo o mundo para atingir a Paz, pôr fim aos racismos declarados e encapotados e restaurar a dignidade dos povos e dos trabalhadores com o único projecto viável e alternativo ao Capitalismo, o Socialismo.

Sem comentários: