segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Em modo de leitura...

Nas últimas semanas, por obrigações de trabalho e por dedicação intensa à leitura tenho descuidado o blogue. Com muitas notícias por discutir e temáticas para reflectir, ponho ao vosso dispor links directos para um artigo intensivo sobre as eleições "democráticas" no Afeganistão, bem ao estilo da dos EUA e suas bengalas por esse mundo fora, outro sobre a profundidade da crise e a sua natureza nas "ricas" Islândia e Letónia, não esquecendo o golpe de estado ilegal e de características fascistas levados a cabo pela oligarquia militar nas Honduras, na Itália a exploração dos trabalhadores migrantes é cada vez maior ao ponto de chegar à escravatura, isto ao mesmo tempo que situações de pobreza absoluta e desumanidade proliferam numa Itália dominada por Berlusconi.

Deixo também um artigo para quem estiver interessado em conhecer as verdades históricas sobre o Nazismo, seu surgimento e crescimento após a queda da República de Weimar e de como a Banca anglo-americana o construiu e sustentou em tempos de crise de 1929, um texto de reflexão sobre a construção da "autoridade" de alguns grupos mediáticos como fontes de informação.

Ando a ler o "Socialismo Traído", obra de investigação histórica séria sobre as razões que levaram ao colapso da URSS e uma boa oportunidade para ficar a conhecer a realidade da passada pátria socialista, sem a habitual propaganda capitalista.

Deixo por fim, uma voz americana, Pete Seeger, que pergunta, como a música de agora quase deixou de perguntar e intervir, uma questão deveras incómoda: De que lado estás?

Sem comentários: