segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cuba alfabetiza 19 200 argentinos

O programa de alfabetização, "Yo, sí puedo" lançado por Cuba na Argentina conseguiu ensinar 19 200 pessoas a ler e escrever.

Reconhecendo a importância da inclusão social num país desfigurado por uma ditadura militar em que o Mercado Livre massacrou o povo durante 17 anos (1966-1983), o programa cubano implentou-se em 10 províncias e 28 municípios, matriculando cerca de 800 mil pessoas.

Claudia Camba, a presidenta da Fundação Un Mundo Mejor es Posible, afirma que nos primeiros tempos do programa, em 2003, eram os cubanos que tinham de ir bater à porta das autoridades municipais e que agora acontece o contrário.

Apesar da boa vontade a falta de atenção dada pelo governo argentino não possibilitou a concretização de melhores resultados.

Cuba vem deste modo provar, mais uma vez, que uma pátria socialista é património e conquista de toda a Humanidade.

3 comentários:

Fernando Samuel disse...

Uma pátria socialista é isso mesmo!

Um abraço.

svasconcelos disse...

E que grande feito!:))
bjs,

Op! disse...

Já o programa de estabilidade e crescimento lançado na pátria "socialista" portuguesa, entre outros males, empobrece a população e etiliza o ensino, abrindo portas para a iliteracia. Admitindo que há bons e maus em todo o lado - até no socialismo, parece que nos calharam os maus... ou talvez os cubanos tenham escolhido primeiro.