quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Os coveiros da sua própria mentira



Com o anúncio do terceiro PEC o país entra na onda de austeridade brutal que tem corrido a Europa desde o início da crise.

Após a ajuda bilionária prestada à banca sem qualquer hesitação ou preocupações com o futuro impacto nas contas públicas, eis que a dívida bate à porta reclamar o seu pagamento e os governos querem liquidá-la sacrificando os direitos sociais, laborais e os serviços públicos. O chamado Estado Social.

O Estado Social foi uma conquista da luta dos trabalhadores mas igualmente um instrumento da Burguesia para refrear a caminhada da classe dos produtores em direcção a um sistema socialista que garantisse o triunfo do Trabalho sobre o Capital e todas as forças reaccionárias.

A derrota do Socialismo na Europa de Leste e o enfraquecimento das organizações reivindicativas dos trabalhadores devido à globalização capitalista foi o toque de partida para o desmantelar progressivo do Estado Social.

As antigas pátrias socialistas viram o seu património, indústria e serviços públicos serem desmantelados e vendidos a preços da chuva ao Capital e a indígenas oportunistas em terapias de choque que condenaram os povos à pobreza, os trabalhadores à exploração e as nações à subserviência ao Capital.

Já onde o Estado Social tinha criado raízes históricas, nomeadamente nos países europeus deste lado da "cortina de ferro", foi-se impondo o Capitalismo total aos poucos através de privatizações dos sectores empresariais estatais. Privatizações essas que muitas vezes eram levadas a cabo por partidos com palavreado de esquerda mas com historial de ligação ao Capital e que pela sua aura progressista perante o eleitorado eram os agentes ideais para desmantelar as conquistas dos trabalhadores.

O enredo do que se seguiu até aos dias de hoje foi simples. Entregando ao Mercado as principais fontes de receita pública passou-se ao estrangulamento financeiro dos serviços públicos e começava o início da privatização de serviços essenciais à população como a Saúde e Educação com as malogradas parcerias público-privadas onde o Estado se afundava com os custos dos projectos enquanto os lucros eram arrecadados pelos privados.

Com a crise e a histeria que quis justificar a entrega de milhares de milhões do erário público à banca entrou-se num processo vertiginoso da destruição do Estado Social e as forças políticas que antes geriam pausadamente o fim dos direitos sociais viram reforçadas as suas posições de executores da agenda dos Mercados.

Agora só falta a estes comissários políticos da Burguesia liquidar os direitos laborais e os seus ataques aos interesses populares continuarão com o reforço do aparelho securitário do Estado e a descaracterização das leis eleitorais democráticas e pacotes fiscais garantindo desse modo que a democracia liberal assuma todo o seu "esplendor", ou seja, o rapto de todos os aspectos da vida social e económica pelo Mercado e as suas excrescências burocráticas.

O rumo político da "esquerda" que manuseou e abusou do Estado Social é dos mais curiosos mas segue uma coerência atroz. Desde os brados inflamados saídos do Maio de 68 até ao "patriótico" apelo de sacrifício para salvar as contas públicas, passando pela "defesa" da democracia em laivos anti-comunistas, a estratégia essencial destas forças políticas "bem-pensantes" foi manter o controlo dos sectores estratégicos da economia e do aparelho estatal pela Burguesia, para que num momento de fragilidade do movimento operário e comunista internacional, como o actual, se passasse à rápida ofensiva aos direitos conquistados após décadas de luta dos trabalhadores.

Perante este cenário, escusado será dizer que a Luta dos povos e da classe trabalhadora é o único caminho a seguir, mas há que ser paciente e resoluto nas convicções pois só a intensidade duradoura das reivindicações populares poderá determinar a dinâmica do devir da História e quem sabe se numa futura jornada de luta europeia ou greve geral não se desencadeie o processo histórico em que por fim, como canta Labordeta, «haverá um dia em que todos, ao levantar a vista, veremos uma terra que ponha Liberdade».

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

«Apelle moi Camarade parce que mes larmes sont les tiennes»


Vindos dos subúrbios franceses, Keny Arkana e o Ministére des Affaires Populaires trazem-nos em canção a vontade de justiça vivida colectivamente.

Letra (traduzida) da canção:

Combatente, resistente, militante indomável

Insurgente, insubmisso, rebelde infatigável

Espírito livre, vagabundo ou nómada

Se tu pensas que o mundo é imundo,

Chama-me Camarada!

Se como eu tu pensas que é preciso radicalizar-se

Contra a ordem estabelecida, recusar obedecer

Se estás farto de te assemelhares a um cordeiro

Se tens a audácia de Rosa Parks e compreendeste Frantz Fanon

Chama-me Camarada se não sabes estar quieto na fileira

Se tens a chama, a esperança e a faca entre os dentes

Se te enraiveces quando um "bófia" te encara

Se sufocas como um recluso na sua prisão

Chama-me Camarada se captaste os mecanismos

As rodas dentadas do sistema como eles neutralizam

Como eles manipulam, desinformam e nos dividem

Continua lúcido porque é a hora em que nos mobilizamos

Se pensas que estamos do mesmo lado da cerca

Do mesmo lado do muro, do lado lançador de pedra

Do lado das lágrimas do lado da miséria

Do lado palestiniano, podes-me chamar meu irmão!

Chama-me Camarada,

Porque as minhas lágrimas são as tuas

As tuas são as minhas

bref as nossas penas são as mesmas

Lutamos para evitar o matadouro

Ouais j'me démerde merde

Sem perder de vista e estrela que me diz para lutar

Manejo a pluma como o Marcos a raiva de uma cas’soc

Pronta a largar o microfone se for preciso morrer pela causa

Eu “canto” a força, eu “canto” a esperança”, eu “canto” a irmandade

Assunto de uma geração adormecida pela matriz

Criança da insónia cercada pelo alcatrão

Embalada pela melancolia, Chama-me Camarada

Filha de um mundo bem doente, onde toda a gente s’en bat la race

Disparo às colunas de som com rimas nas quais falam da raiva

Anti-normas, impossíveis de inserir

Autónomos como os anarcas

em ponto de ruptura, como os irmãos do bairro

É altura de se unir porque a urgência nos agarra

No melhor ou no pior estamos juntos camarada!


Eles infectaram os nossos sonhos, ameaçaram os nossos ideais

Aprisionaram as nossas revoltas

Calaram os que falavam muito

Julgaram que as nossas pombas obscureciam o céu deles

E mataram-lhes a todos e do sangue deles fizeram o seu mel

Silêncio que matamos (chuuttt)

Silêncio que assassinamos

Iluminamos os iluminados que querem mudar o cenário do filme

Os seus desígnios não se conhecem pelo coração

Eu não te vou refazer o quadro este mundo é hardcore

Pátria, petróleo e poder:

O seu mestre de obra, de grande arte.

Há que olhar para ver, estamos mortos sem o saber

Como se asfixiássemos perdendo oxigénio,

Como se acorrentados ao triste destino das cidades onde reina a bolsa de valores

Sufoco, gostaria tanto de mudar de ares

Mas lá no fundo sei que é a porcaria deste ar que nos muda

É uma simples questão de sobreviver, bem mais que uma cruzada,

Exército de fantasmas em emboscada,

Vamos Camarada!


Nota sobre a tradução
: Alguns versos fiz com mais facilidade, outros com mais dificuldade. É a tradução possível após uma hora e meia/duas horas de volta da letra original da música e alguns dicionários online. As expressões a vermelho foram aquelas que não encontrei tradução. Por isso, ajuda para completar a tradução ou melhorá-la são bem-vindas.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Duas breves sobre A Grande Democracia

O Pentágono confirmou que procedeu à queima de cerca de 10 mil exemplares do Livro "Operation Dark Heart" por revelar segredos de estado, nomeadamente sobre os atentados do 11 de Setembro e a invasão do Afeganistão.

Hoje e amanhã irão ocorrer protestos em 19 cidades estado-unidenses contra as rusgas do FBI a sedes de organizações anti-guerra e de solidariedade internacional, além dos processos judiciais impostos a alguns dos activistas.

sábado, 25 de setembro de 2010

A constante humilhação de um povo

As imagens do rol de negociações entre Israel e Palestina que os noticiários nos têm prendado nas últimas semanas é uma oportunidade para assistir a mais uma sessão de humilhação de um povo martirizado às mãos dos que enchem a boca com democracia e direitos humanos.

A insistência na discussão da paz e as fronteiras de 1948 entre a Palestina e um país consciente da impunidade dos seus crimes, Israel, pelo "mediador" das conversações, EUA, já não passa da repetição de um folclore diplomático cujo real objectivo passa pela continuação da ocupação militar, colonização, incapacitação económica do Estado e o roubo dos recursos hídricos palestinianos.

Além da protecção incondicional dos EUA e da materialização de uma agenda militarista no Médio Oriente, não importando quem está no poder, agora junta-se o novo esbirro lunático de fidelizar o Estado israelita à etnia judaica, discriminando a população árabe e no caso deste país integrar a Palestina no seu território, iniciar um apartheid concreto à maioria da população.

Entretanto a Comunicação Social faz letra viva das palavras de Malcolm X ao conseguir atribuir as culpas do conflito ao povo palestiniano, branqueando as acções criminais do militarismo sionista.

A redução do povo palestiniano a uma sub-espécie da humanidade entregue aos guardiões da democracia naquela região é uma realidade que provoca a sua justa rebeldia e perpetuará o conflito até que uma das facções derrote a outra de forma incondicional.

Um cenário só evitável com a vitória das forças comunistas e progressistas dos dois lados da barricada.

Poder Pa'l Pueblo!...29 de Setembro





Dia de luta dos trabalhadores em Portugal e noutros países europeus. Há que lutar, espalhar a palavra e estar presente.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Quem dá as respostas difíceis e quem as evita


Os últimos dias têm sido proveitosos em notícias anunciando o aumento da probabilidade de intervenção do FMI em Portugal.

As reacções de Manuel Alegre e Cavaco Silva pautam pelo mesmo tom. Afirmam que Portugal não "precisa" do FMI. Uma expressão inteligente para evitar o que não admitem poder aceitar no futuro.

Só um candidato afirma desde já a sua posição sobre o assunto. Francisco Lopes renega a ingerência do FMI e afirma que "o povo e o Estado português têm todo o direito de defender os seus interesses e de definir uma estratégia própria de desenvolvimento, que responda não às necessidades das multinacionais e dos grupos económicos, mas sim às necessidades nacionais e interesses dos trabalhadores e do povo português".

A cada momento de aperto ao povo e aos trabalhadores portugueses, Francisco Lopes não esconde-se por detrás de respostas ambíguas. Antes afirma um projecto de defesa dos interesses populares e nacionais.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Sobre o crescimento da extrema-direita

«A organização de massa fascista é um novo meio para alcançar um objectivo já antes existente e independente dela. Nem mesmo teria visto a luz do dia se a classe dominante não tivesse perseguido esse objectivo».

- Kurt Gossweiler em Hitler: Ascensão Irresístivel? ensaios sobre o fascismo.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Francisco Lopes, um candidato de classe

Para o presidente da República seria importante haver uma convergência de esquerda?

A questão da convergência é interessante, mas para mim aquela que se coloca sempre é: convergência em torno de quê? O projecto de ruptura com a política de direita implica que o poder político não esteja controlado pelo poder económico e pelos grandes grupos económicos e financeiros. Que é o que acontece ao longo destas últimas décadas, quando respondeu bem a esses interesses porque em momentos de crise e de combate ao défice esses grupos têm sempre lucros elevadíssimos e crescem. A questão da convergência coloca-se sempre em primeiro lugar em torno de um programa de mudança que responda às necessidades dos trabalhadores e de Portugal.

- o resto da entrevista aqui.

domingo, 19 de setembro de 2010

Sobre a actualidade e a correlação de forças


A aplicação do visto prévio aos orçamentos dos Estados-Membros representa o solidificar da União Europeia como um órgão de monitorização e controlo económico e político dos povos europeus e da sua classe trabalhadora.

A construção da UE como uma instituição reaccionária e que concentra os interesses económicos e financeiros numa burocracia vinculada a um projecto federalista que esvazia a democracia de conteúdo e inutiliza as lutas dos trabalhadores ao colocar os principais centros de decisão na Comissão Europeia, só obriga os partidos comunistas a incitar à luta popular contra a União Europeia do Capital e a construção de uma outra Europa, regida pelos trabalhadores e suas forças políticas de classe, baseada na edificação do Socialismo e construção gradual do Comunismo.

O Marxismo-Leninismo não se esgota na semântica inflamada mas vive-se na prática da ligação às massas, procurando reconhecer os seus anseios, para a partir daí construir uma frente popular comprometida com os interesses do povo.

A ruptura patriótica e de esquerda representada pela candidatura presidencial de Francisco Lopes é a única que combate consequentemente a ofensiva da grande burguesia (inter)nacional aos trabalhadores portugueses e propõe a passagem à construção de outro projecto de sociedade, mais justa e solidária, baseada no conhecimento científico da realidade social e económica.

sábado, 18 de setembro de 2010

Umas simples palavras


Camaradas, com um afastamento forçado das lides cibernéticas até (espero eu...) segunda ou terça-feira, deixo-vos entretanto com umas simples palavras: a nossa luta e o seu reforço faz-se junto das massas, expondo as nossas ideias, propostas e projecto político no contacto face a face com o povo e os trabalhadores.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Quando se lembrarem de nós...


Já hoje ouvi falar em «geração perdida» e «geração esquecida» umas poucas vezes e agora que me recordo, desde o início da crise tenho ouvido estas expressões com frequência. A questão fica. Quando é que os jovens passam a merecer maior atenção do que um artigo ou dois num jornal da imprensa dominante, inflando a pseudo-intelectualice de algum jornalista com o seu adjectivar da juventude?

Entretanto ouvi a líder da Confederação Europeia de Sindicatos e da Organização Internacional do Trabalho falar de acordos entre trabalhadores e empregadores para criar mais emprego e um secretário de estado qualquer a promover o empreendedorismo.

Alguém com dois dedos de testa percebe que a juventude está tramada com esta cambada. Será que só se vão lembrar de nós quando caminharmos seguros do que queremos e o que quisermos não os envolver a eles nem ao sistema que representam?

sábado, 11 de setembro de 2010

Este é o tempo da firmeza dos princípios!


Quando o Capital começa a reparar que os estímulos vários não conseguiram resolver consequentemente as contradições inerentes ao sistema capitalista e que a economia entra num período de estagnação e quando as revoltas populares surgem de vários pontos do planeta cada vez mais fortes e desejosas de um mundo novo, então a Burguesia tudo fará para manter o seu poder, recorrendo a qualquer barbárie que for necessário.


Nestes tempos e nos tempos futuros, a fidelidade e o aprofundamento do estudo dos princípios do Marxismo-Leninismo, a ciência da Revolução, é fulcral para que as próximas gerações humanas possam construir um mundo onde governe a solidariedade, a cooperação e a amizade entre os povos. Isto é, o Socialismo em direcção ao Comunismo.

A Festa vive-se!


Esta foi a minha primeira Festa do Avante! e as conclusões mais sinceras que retiro dela é que a Festa, mais do que ser descrita, vive-se! O convívio, o espírito aberto e de solidariedade que pautam os momentos humanos, a sensação de que naquele espaço existe todo um mundo para conhecer, a arte e os concertos para disfrutar, o trabalho que prestamos voluntariamente para que a Festa funcione e acima de tudo, o orgulho que um comunista sente ao ver a festa do Partido receber muitos e muitos milhares de pessoas.

Se tudo correr bem, para o ano lá estarei!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Estarei por aqui


De dia 2 a dia 6 estarei por aqui. Espero encontrar-vos lá! Até já e Boa Festa!