quarta-feira, 10 de março de 2010

Parabéns atrasados

Ainda não fui a tempo, mas deixem-me compensar a falta com este post. O nosso Partido fez 89 anos a 6 de Março. Há certamente muito a dizer acerca do PCP, mas a sua História fala por si. Quem olhar para o século XX português apercebe-se que o PCP foi o seu movimento socio-político mais importante. A liderar a resistência ao fascismo ou a lutar contra as políticas de direita, ou noutros períodos históricos, a ingressar nas fileiras dos movimentos de massa democráticos, poucos são os momentos históricos do século XX português em que o nosso partido não participou ou organizou. A própria democracia em que vivemos é fruto da coragem dos comunistas que combateram o regime de Salazar e Caetano.

Muitos poderão dizer que o PCP é uma força política "minguante", mas quem repare bem na primeira década do século XXI em Portugal, denota que foram os comunistas nas organizações das comunidades, municipais, cívicas e sindicais que tornaram a nossa democracia, um pouco mais popular e menos oligarca, um pouco mais real e menos mediática.

O nosso objectivo, a construção do socialismo em direcção ao comunismo, virá certamente, nem que seja porque a sociedade dos trabalhadores livres só se faz com a participação de todos os povos, incluindo o português.

Sem comentários: