quinta-feira, 22 de abril de 2010

Conveniente tempestade num inconveniente copo de água

A polémica estalou ontem, quando o presidente da Bolívia, Evo Morales, no seu discurso na Conferência Mundial dos Povos das Mudanças Climáticas e dos Direitos da Mãe Terra disse que a homossexualidade é provocado pelos frangos de aviário.

Ele disse mesmo isso? Não, o que ele disse foi que «O frango que comemos está cheio de hormonas femininas. Por isso, quando o homem come esses frangos, tem desviações no seu ser como homem». Não se debruçando sobre a veracidade científica da afirmação, é difícil entender onde é que Morales fala da homossexualidade, ou sequer onde se pode encontrar qualquer conotação sexual.

Mas claro, não faltou quem transformasse essa frase numa crítica ao processo de soberania anti-imperialista boliviana através do seu líder.

Já numa ocasião anterior, o Partido Popular espanhol tinha alertado para a prisão de seis homossexuais em Cuba, algo que foi negado pelos próprios gays e lésbicas cubanas num comunicado do Centro de Educação Sexual de Cuba.

Em ambos os casos, os bem-pensantes e bem-falantes logo apareceram com os seus condoídos esgares mergulhados em lágrimas de crocodilo, pretensos defensores das minorias, quando a elas lhes destinam o mesmo desprezo que ao resto dos trabalhadores.

1 comentário:

Fernando Samuel disse...

É a máquina e propaganda do capitalismo em acção...

Um abraço.