terça-feira, 20 de abril de 2010

Superioridade Civilizacional

Numa altura em que vemos o tráfico de droga imperar nos bairros mais pobres, ao mesmo tempo que o seu consumo é romantizado em sitcoms e filmes de "sábado à tarde", importa descobrir qual era o tamanho da toxicodependência na antiga União Soviética.

Há uns dias pedi esta informação aos camaradas do blogue La Conquista de la Civilizacion Socialista e eles postaram hoje um artigo com dados claros e esclarecedores.

«A venda de drogas era um crime castigado legalmente e o consumo pessoal de drogas era tão irrelevante que não era penalmente castigado. Só a 25 de Abril de 1974 é que o Supremo Soviete da URSS decidiu considerá-lo delito administrativo. Em 1984, o número de toxicodependentes na URSS era de 14.324». Foi quando o Imperialismo começou a sua caminhada triunfal na antiga pátria socialista, em 1990, que o vício da droga alcançou as 28.312 pessoas.

De acordo com o sociólogo russo Alexander Naumov, deputado regional do Partido Comunista da Federação Russa, actualmente, 6 milhões de russos consomem drogas e 350 mil receberam tratamento nas instituições médicas. Nos últimos 10 anos, a taxa de mortalidade por causa do consumo de drogas «multiplicou-se por 12 entre os adultos e por 42 entre crianças e adolescentes».

Segundo os dados oficiais, 10 mil pessoas morrem na Rússia por overdose e 70 mil por consumo de drogas e o tráfico movimenta cerca de «7 a 11 mil milhões de dólares».

A SIDA, pandemia agora espalhada globalmente, era inexistente no espaço territorial da URSS. Os números de 2003 apontam para 265 mil infectados na Rússia. Na Ucrânica afectava 1% da população entre os 15 e os 49 anos e na Geórgia acredita-se que existam 3 mil infectados.

A queda da URSS tornou as antigas repúblicas centro-asiáticas terreno livre para as redes de narcotraficantes e possibilitou que a toxicodependência e o alcoolismo alcançassem «números escandalosos».

- Desde já o meu agradecimento aos camaradas do excelente blogue Civilizacion Socialista pelo trabalho que tiveram em procurar e publicar esta informação.

1 comentário:

Fernando Samuel disse...

Informação de grande utilidade pelo que revela (confirma)...

Um abraço.