quarta-feira, 20 de maio de 2009


Enquanto a Comunicação Social espalhava o choque no país com o mais recente caso de sexualidade nas escolas, em que uma professora falava de sexo em termos menos convencionais nas aulas, o país não teve tempo ou mesmo interesse em reparar noutro passo em frente do securitarismo.


Até aos adeptos mais ferrenhos do securitarismo e da sociedade vigiada, é difícil explicar qual a razão pelo qual é necessário vigiar os estudantes do 5º e do 6º ano (que idade é que têm? 10, 11, 12?).

Porém é fácil compreender a estratégia por detrás desta medida. É a lógica do «desde pequenino se torce o pepino». Ao ambientar as crianças ao facto de serem vigiadas por câmaras nos principais espaços públicos está-se a criar as bases de uma futura sociedade securitária, já que os futuros cidadãos estão a ser treinados para aceitarem com naturalidade a invasão da sua privacidade e vigilância da sua vida.

3 comentários:

Anónimo disse...

O grande irmão vai em crescendo...

Op! disse...

Another blic in the wall!

A pesquisar neste blog: lei nokia!

Op! disse...

Quem gostar dos "simpson" talvez se lembre do episódio em que a Liza critica a professora por causa do uso de uniforme demasiado formal. A prof. premiu o botão de "alerta pensamento criativo"!

Posso estar a imaginar coisas mas...