terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mais papistas que o Papa...


Vinda do país "mais próspero do mundo", os EUA, vem esta notícia, que informa a iniciativa de um grupo de conservadores americanos de re-traduzir a Bíblia de modo a, segundo estas abençoadas mentes, retirar todas as "passagens liberais", que no linguajar desta gente significam as partes eróticas da Bíblia e outras ideologicamente incómodas.

No lugar da Bíblia original, se é que se pode chamar de original uma versão adulterada por um imperador romano, o "livro sagrado" conservador estará pleno de puritanismo carnal e com passagens que fundamentam o sistema económico de Mercado Livre.

Há quem se possa surpreender com a tamanha naturalidade em manipular uma obra pela qual os conservadores têm tanta consideração, mas não surpreende quando tem sido desde Reagan, este grupo ideológico específico dos EUA a ponta-de-lança da desqualificação completa do trabalhador, da transformação do Estado numa agência de negócios da alta burguesia e no sacríficio da população deste país em constantes guerras orquestradas pelo Imperialismo.

A classe política e económica estado-unidense já tem larga experiência em manipular a opinião pública e as consciências do proletariado americano e daí que não lhe custe nada conspurcar algo que eles próprios têm em tão boa e imaculada reputação como a Bíblia.

Para o trabalhador, para o homem e mulher comum que todos os dias vê o futuro um bocado menos esperançoso, «as leis, a moral a religião são para ele outros tantos preconceitos burgueses, atrás dos quais se escondem outros tantos interesses burgueses»*.

* - Marx no Manifesto do Partido Comunista.

Sem comentários: