segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A União Europeia burguesa constrói a sociedade orwelliana


Boas notícias para as empresas de segurança, vigilância e tecnologia. Más notícias para os antropólogos, sociólogos e psicólogos.

De modo a proteger-nos da "ameaça terrorista", a União Europeia está a envidar esforços para registar e identificar (o mais rápido possível) os comportamentos individuais em locais com largas concentrações de pessoas. Este enorme projecto de "liberdade" do Capital chama-se Detecção Automática de Comportamento Anormal e Ameaças em Espaços Povoados, cuja sigla inglesa é ADABTS.

De acordo com um membro de um instituto "independente" de pesquisa holandês (Defesa e Segurança TNO), com este projecto quer-se monitorizar «todo o comportamento desviante», de modo a utilizar mais eficazmente toda a rede de video-vigilância que se têm vindo a ser instaladas desde os ataques "terroristas" em Nova Iorque, Madrid e Londres.

Nas palavras do próprio jornalista que escreveu o artigo, "seria muito mais fácil se as câmaras pudessem determinar por elas mesmas o que era suspeito e mostrar automaticamente somente essas imagems às pessoas na sala de controlo".

O modo de detecção dos "comportamentos desviantes" deverá ser feita através de um software com informação baseada nos conhecimentos e testemunhos dos seguranças habituados a vigiar as multidões.

«O ADABTS não é só focado no terrorismo, mas também no crime e motins», já que as câmaras no futuro poderão detectar movimentos bruscos dos braços, gritos ou o som de um vidro a partir-se.

Porém, o frenesim securitário não se limita à mera video-vigilância. Encontra-se em projecto, a utilização de câmaras termais, que poderão verificar a temperatura e o ritmo cardíaco das pessoas no seu campo de visão para denotar algum tipo de comportamento nervoso que possa indiciar futura acção suspeita. Um nariz frio ou um um bater de coração entrópico pode ser o suficiente para que as forças de autoridade carguem contra um indivíduo. O que impede até agora a utilização em massa deste tipo de vigilância é o seu alto preço, mas com o futuro elas «estão destinadas a ficar mais baratas».

Antecipando o criticismo à implantação de um campo de concentração tecnológico por todo o território europeu, a UE já criou com fundos próprios o HIDE, «Homeland Security, Biometric Identification & Personal Detection Ethichs», para estudar e prever a recepção da sociedade ao securitarismo galopante.

Uma das previsões do HIDE é que a consciência colectiva de uma vigilância omnipresente poderá levar à formatação massiva do comportamento. Com medo de que possam ser considerados suspeitos, os indivíduos poderão comportar-se todos da mesma maneira.

Curioso ver que como aqueles que celebraram a queda da URSS e do bloco de leste por acreditarem ser sociedades de pensamento único e sem liberdade, são os mesmos que não hesitam em promover e participar na criação de uma sociedade vigiada, um fascismo que nos entra pela vida dentro através das mais recentes "maravilhas" tecnológicas.

Por agora, a apatia geral impede os povos de se consciencializarem dos crescentes ataques da burguesia aos seus direitos como trabalhadores e cidadãos, mas à medida que a crise actual se pode desvelar como uma antecâmara de um capitalismo moribundo é importante lembrar Lenine: «O Fascismo é Capitalismo em decadência».

- retirado daqui.

Sem comentários: