quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Nota breve sobre as eleições na Grécia


Na Grécia, o habitual apelo ao "voto útil" levou a uma concentração do eleitorado no Centralão grego, composto pelo PASOK ("socialistas") e Nova Democracia (conservadores), com a obtenção de maioria absoluta para os primeiros.

O Partido Comunista Grego (KKE) «perdeu um deputado (21 no total), cerca de 66 mil votos (517 mil ao todo) e pouco mais de meio ponto percentual (7,54%)», num contexto de intensa bipolarização, o que significa a estabilização desta força política revolucionária e que contra toda a manipulação mediática e burguesa, poderá carregar a semente do desenvolvimento de um futuro movimento contestário que represente realmente os anseios populares.

Quanto às outras forças políticas, os esquerdistas do Syriza perderam 1 deputado, o LAOS da extrema-direita elege mais 5 deputados e os Verdes duplicaram a sua votação sem conseguirem, no entanto, qualquer representação parlamentar.

Posto isto, sai Karamanlis (ND), entra Papandreous (PASOK), ambos vindos de famílias com raízes dinásticas na política grega e que têm vindo a construir a precariedade vivida actualmente pelo povo grego. Aleka Papariga, secretária-geral do KKE, avisa que houve «mudança de capitão, não de turno».

Que não se pense, pois, que a quebra de esperança dos povos ficará impune na História, pois este terá sempre força para a escrever de novo com outras palavras e motes.

- ver as eleições gregas mais aprofundadas, aqui.

Sem comentários: