quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sugestão


E que tal, para aumentar e nivelar por cima o nosso ranking de escolas, privatizá-las e entregar a capacidade de acesso dos candidatos a estudantes às direcções e administrações destas futuras empresas.

Assim, garantindo que só os meninos-bem, as meninas do papá e uns escassos e afortunados membros de uma qualquer minoria étnica teriam educação, as nossas estatísticas bateriam qualquer país. Era só de quinzes para cima. Se nos esforçarmos muito, até conseguiriamos ignorar a iliteracia e a ignorância semeadas por entre as massas.

Mas aí está, porque é que um aspirante a pedreiro tem de saber sobre História, um futuro caixa de supermercado sobre Física ou um varredor de ruas sobre Filosofia.

De acordo com as luminosas mentes dos profetas e campeões do Mercado Livre, a única coisa que um assalariado tem de saber é de sorrir, satisfazer o cliente e obedecer ao patrão.

Meti nojo? Pois é exactamente isto que vai na cabeça dos apologistas do Capitalismo, dos anti-comunistas e dos que afirmam que o Socialismo não é alternativa. Dos Sócrates, dos Belmiros, das Ferreiras Leite, dos Amorins, dos Portas, dos Granadeiros, dos Louçãs, dos De Mellos e dos Van Zellers.

Sem comentários: