segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

"Hopenhagen": O encobrimento mediático de mais uma palhaçada burguesa

7 de Dezembro é o começo de uma cimeira mundial sobre as alterações climatéricas em Copenhaga.

Nas semanas precedentes a este encontro de cerca de 15 mil delegados vindos de praticamente todos os países do mundo, houve todo o tipo de propaganda mediática, desde a publicidade institucional ao constante bombardeamento de notícias relativas à cimeira "histórica".

Como qualquer evento burguês que se preze, à semelhança das reuniões da ONU, cimeiras inter-continentais, contra a pobreza e por aí fora, nada se vai decidir em Copenhaga, nenhuma alteração será feita ao estado actual das políticas e medidas que têm vindo a ser tomadas, pois a Burguesia, tal como os vampiros, mirra e morre com a democracia, com os olhos da verdadeira opinião pública.

A seriedade com que tratam este assunto em especial é a mesma com que tratam todos os outros, ou seja, de que maneira vão conseguir extrair dinheiro dali. E não é que encontraram uma maneira? A comercialização internacional das cotas de dióxido de carbono foi a maneira encontrada de se ganhar uns cobres à conta de um gás, que nem sequer é poluente. Ninguém vai falar nisto, nem sequer no facto de que muito do lixo produzido no Planeta é transportado para o Terceiro Mundo.

Vão-se ouvir líderes e delegados a falar da urgência de mudanças, do momento histórico em que nos encontramos, necessidade de soluções para as gerações vindouras, energias alternativas para ali e acolá, umas cerimónias com muitas crianças à mistura carregando slogans dramáticos. Estas manifestações de boa intenção são apenas exemplos da hipocrisia que fede dos discursos e acções que se tornaram senso comum.

A música que se segue, retrata bem o estado actual da política, ambiente e intelectualidade, traduzo o último verso cantado:

Ó lixo, lixo, lixo
As suas acções e obrigações tudo lixo
O que farão eles quando o seu sistema for esmagado
Não há valor para os seus capitais
Nem dinheiro para ser feito
Mas há um mundo a ser recompensado
Os seus filhos irão ler nos livros de História
sobre prestamistas e outros corruptos
e feudalismo e escravatura
o nuclear e todas as suas aldrabices
Para a lixeira da História estão consignados
juntamente com muitos outros tipos de lixo.


Sem comentários: