quarta-feira, 22 de julho de 2009

Coisas do diabo...


Num estudo feito no dia 26 de Junho de Junho aos alemães da antiga RDA pelo jornal Berliner Zeitung, foi revelado, num universo de 1208 pessoas, que a maioria prefere o socialismo à versão capitalista da sua actual região.

No estudo "49% dos inquiridos responderam que «haviam alguns problemas, mas globalmente vivíamos bem»", enquanto 8% afirmam que "«na RDA havia sobretudo aspectos positivos e que vivíamos felizes e melhor do que na Alemanha reunificada de hoje»".

Ao todo 57% da população inquirida preferiu o Socialismo como modelo de sociedade e economia.

Para explicar estes números temos os números do desemprego que no território da ex-RDA ronda os 13,2%, sensivelmente o dobro do registado nos estados alemãos ocidentais.

Da mesma maneira que os salários são mais baixos Alemanha Oriental (7,18 € brutos/hora) que na Ocidental (9,62€ brutos/hora) e que esses mesmos salários não só não aumentaram como chegaram a descer, apesar de «70% dos trabalhadores dos sectores onde o custo do factor trabalho é menor» ter «um curso profissional certificado».


Os responsáveis políticos do governo alemão, reparando na preferência dos alemães de leste pela antiga RDA, em vez de repararem nas condições precárias da população afirmam que "os resultados «provam que tem de se continuar a falar sobre a história da RDA»".

Curioso que se tenha de ensinar melhor a História a um povo que a viveu e se baseia nessa experiência para preferir o Socialismo ao Capitalismo.
Também há uns meses vasculhava o site do ElPaís e lá vinha uma notícia de que num estudo feito aos russos perguntando-lhes de que lado ficavam caso ocorresse agora a Revolução de Outubro, os resultados ficaram literalmente divididos, 50% para cada lado.

Por muito que se adorne a realidade, a luta de classes existe como verdade experienciada socialmente, à prova das camadas de ilusão e da mediatização capitalista.

Sem comentários: