domingo, 22 de março de 2009


Em Roterdão, na Holanda, foi posta em prática a derradeira liberdade ao serviço do mercado: a liberdade de humilhar.

Nesta cidade holandesa, a empresa Fitness First que possui um ginásio decidiu aumentar a receita dos seus lucros através da publicidade. E o genial resultado desta jogada de marketing foi a transformação de uma simples paragem de autocarro numa balança encapotada.

O segredo foi fazer do assento uma balança que determina o peso, mostrando-o no vidro ao lado, onde habitualmente se colocam cartazes publicitários. Com a humilhação que o visado sofreria e o constrangimento de quem estivesse a olhar passar-se-ia a mensagem, de modo coercivo, a frequentar o ginásio. Não fossem as pessoas terem sentido de auto-estima e uma absurda vontade de manter algumas partes da sua identidade pessoal fora do enfoque público, a mágica do mercado funcionaria de novo: as pessoas, para não passarem vergonha da próxima vez que se sentassem numa paragem de autocarro, frequentariam o ginásio e a empresa que possui o ginásio viria subir os seus lucros.

Pena sermos todos humanos.

Sem comentários: